8 de mar. de 2010

Sobre sexo, mentiras e videotape

Foi em clima de descontração e cumplicidade que o elenco da peça PLAY! recebeu o Bastidores da Cultura no último sábado, 6 de março, para uma animada entrevista. Sérgio Marone, Daniela Galli, Rodrigo Nogueira e Cynthia Falabella esbanjaram bom humor e simpatia para falar de um assunto tão polêmico quanto delicado nos dias de hoje: fidelidade.

Com conceitos diferentes sobre o tema, os atores ressaltam justamente o caráter atual do assunto como a razão para o sucesso da peça. “É um texto extremamente contemporâneo, de fácil identificação e que provoca boas reflexões”, destaca Marone. Daniela acredita que esse é um dos fatores, mas acrescenta: “O texto atinge uma gama de faixas etárias muito diferentes, tem uma linguagem muito ágil e a discussão entre o que é verdade e o que é mentira é muito pertinente hoje”, diz a moça.

Roteirista e um dos protagonistas da peça, Rodrigo acredita em um quinto elemento no palco: a cumplicidade entre os atores. “A nossa relação, essa vontade de estar junto dá uma leveza ao texto que é muito quadrado, isso se reflete no humor”, observa o ator. Cynthia faz coro com o amigo: “Teatro é coletivo, se não existe 50% de cada um dos elementos que estão aqui, não funciona”, afirma.

A peça

PLAY! nasceu da vontade da atriz e produtora da peça, Maria Maya, de levar para os palcos uma adaptação do filme “Sexo, Mentiras e Videotape” (1989), do consagrado diretor Steven Sonderberg, que conta a história de um triângulo amoroso entre César (Rodrigo Nogueira) e as irmãs Ana (Daniela Galli) e Carla (Cynthia Falabella).

Maria tentou conseguir os direitos do filme, mas não foi feliz. No entanto, não desistiu da ideia de levar aquela temática para o teatro, assim, contou com apoio de Rodrigo Nogueira, que relembra o episódio. “Diante da impossibilidade de transformar o filme numa peça, Maria decidiu fazer uma peça sobre o filme, trabalhando os conceitos de verdade e mentira. O filme é antigo, o texto é mais profundo, não fazia sentido reproduzir e o resultado agradou direção e produção da peça”, orgulha-se o dublê de ator e roteirista.

Como se pode imaginar, falar de um triângulo amoroso envolvendo irmãs não é uma tarefa fácil, mas Rodrigo dissolveu esse nó com doses extras de bom – humor. Na verdade, a grande temática da peça é o embate entre verdade e mentira, fidelidade e traição, são essas as reflexões que os atores querem levar para o público.

Para Daniella, as relações humanas hoje pecam pela superficialidade e é preciso refletir muito sobre esse assunto para que o amor e o respeito não se percam nesse universo raso. “Hoje usa-se de muitos artifícios, muitas regras e pouca verdade nos relacionamentos. Essa é a grande reflexão que a peça traz", diz.

Para Rodrigo, o grande barato da peça é fazer as pessoas pensarem sobre o tênue limiar entre verdade e mentira no mundo contemporâneo. “Não existe mais diferença entre o real e o ficcional. E se não existe isso, o que me impede de criar uma verdade para mim, de inventar uma vida que eu quero?”, provoca.

Já Sérgio acredita no debate sobre intimidade como o principal questionamento de PLAY! “Não precisa ter intimidade para ter sexo e nem sempre o sexo envolve intimidade e as pessoas estão cada vez mais distantes e carentes”, avalia o ator.


Desde a estreia, o espetáculo está lotando a casa e fazendo sucesso entre jovens e adultos.E se você se interessou pela matéria, corra, a temporada de PLAY! em São José dos Campos está acabando!  



A peça fica em cartaz até 14 de março. Sábado (13), às 21h e domingo (14), às 19h, no Teatro Colinas, que fica na Av. São João, 2.200 - térreo - Jardim das Colinas.ão João, 2.20 na 0na

5 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista, Marinella!!!

    ResponderExcluir
  2. Quero muito assistir a essa peça! Tomara que eu consiga assistir ainda este mês em Sampa.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Mari!!!!!!!!!!! Bjo, Laura

    ResponderExcluir
  4. Vc pode me passar os videos?? por favor!
    Meu e-mail é beatriz.biasi@hotmail.com estou esperando...Bia

    ResponderExcluir
  5. Marinella que bom que vc resolveu o problema dos videos, vc pode me passar o da entrevista? vc ja sabe meu e-mail ne? Vou divulgar a entrevista no twitter do fã clube! Segue!
    www.twitter.com/aperteplay

    ResponderExcluir