25 de abr. de 2009

“Tão diferente daquilo que parecia”

A frase acima é um dos versos da canção I dreamed a dream do musical Os Miseráveis. A música virou mania na Internet graças a um programa de talentos britânico (uma espécie de Ídolos em que os jurados não poupam críticas deselegantes aos participantes). O tal programa revelou ao mundo uma escocesa que mexeu com a cabeça da mídia internacional.

Fenômeno mais recente na Internet, a cantora amadora Susan Boyle virou notícia em todos os veículos de comunicação. Isso seria ótimo se o motivo fosse a sua maravilhosa e emocionante voz, mas não é. O que fez de Susan um destaque foi a sua aparência.

Claro, em um mundo focado em valores superficiais onde vale mais um rosto bonito e um corpo bem moldado do que um caráter sólido ou um talento nato, a jovem senhora escocesa de 47 anos, que sonhava em participar de um concurso de talentos britânicos só poderia mesmo chamar a atenção por sua aparência.

Um pouco acima do peso, com os cabelos recém-tingidos e um guarda roupa que pode ser considerado excêntrico agora que ela é celebridade (nos tempos de ilustre desconhecida, a cantora era considerada brega mesmo), Susan Boyle surpreendeu os jurados do Britain’s Got Talent ao entoar o tema do musical Os Miseráveis.

E surpreendeu por quê? Simples, o mundo pós-moderno não espera muito de uma pessoa com tais características físicas, mas Susan mostrou justamente o contrário. Embora inexperiente, seu talento é nato e a música flui com naturalidade de suas cordas vocais, dizem que até arrancou lágrimas da plateia do tal show de talentos.

Seja como for, o que impressiona além da velocidade com que o vídeo se espalhou pelo mundo (já foi assistido por mais de 100 milhões de pessoas), é o nível das notícias divulgadas sobre o novo fenômeno pop. Digitando o nome Susan Boyle no Google (sempre ele) você encontra mais de 16 mil páginas com toda sorte de análises sobre o fenômeno que ela representa.

Obviamente não pesquisei as 16 mil, mas de curiosidade, bisbilhotei algumas e qual não foi o meu espanto ao perceber que em nenhuma dessas tinha alguma entrevista com personagem principal do furdunço que se instalou na mídia mundial. É, analisa-se o seu estilo, que já está até sendo considerado fashion, falam de seu cabelo, de sua aparência, da proposta para fazer um vídeo pornô e até de seu talento musical.

Mas peraí: vídeo pornô??? É isso mesmo! Ela foi convidada e a proposta, segundo o site que eu visitei (e prefiro nem divulgar o nome dado o nível baixo da notícia) teria sido oferecido um milhão de dólares pela participação da cantora no tal filme. O pior de tudo dessa notícia foi a fala atribuída a um representante da produtora do filme: “Além disso, depois de 47 anos de virgindade, desconfio que a Susan também deve estar ansiosa por pôr termo a essa situação mal possa”.

Pois, é caro internauta, por mais esdrúxulo que isso possa parecer, é exatamente assim que está escrito na página da Internet que traz a seguinte manchete: “Um milhão pela virgindade de Susan Boyle, a estrela do programa Britain’s Got Talent”. Então é assim, a mulher vai lá, dá literalmente um show, mostra um vozeirão de dar inveja em muito profissional por aí e o que se comenta é que “a velha, gorda, feia e virgem” foi convidada para fazer filme pornô.

Tem certas coisas que não dá para aceitar. E onde está a fala de Susan Boyle? O que essa mulher está pensando desse estardalhaço todo em torno de seu nome e, principalmente, de sua figura??? Ainda não vi nada referente a isso, se alguém aí souber de matéria com ela e não sobre ela, por favor, me mande o link. Agora fiquei curiosa para saber que passa na cabeça de personagem tão peculiar.


Acho que a irreverente Susan nunca imaginou que a realização de seu sonho lhe traria tanta repercussão. Mas eu acho que o que fica mesmo de mensagem de todo esse episódio é a própria letra da música que ela escolheu para tentar a sorte na TV.


“Tão diferente daquilo que parecia”. Esse com certeza é o pensamento de todos os que viram seu show pela primeira vez no tal programa de talentos e de todos que estão conhecendo Susan na rebarba do movimento que sua aparição causou, mas, mais do que isso, acho que esse deve ser o pensamento de Susan hoje, sobre a realização de seu maior sonho.

“Tão diferente daquilo que parecia”...