27 de mar. de 2009

Talento e Cultura

Tem gente que acha que para ser artista basta ter talento e pronto. Mas não é bem assim. Talento é 10% do sucesso de um artista, os outros 90% depende de muito suor. Entenda-se por suor aquela parte “braçal” dessa glamourosa profissão, ou seja, estudo, treino, ensaio, orientação e tudo o mais.

Ser músico, ator ou cantor é um universo que mexe com a cabeça das pessoas, ainda mais em um País como o nosso em que bastou aparecer remexendo os quadris em uma banda de axé ou de funk para a pessoa já ser considerada artista. A maioria das pessoas pensa que é uma vida cheia de encantos, mas o artista bom, aquele que merece o título de verdade, tem que “ralar”. Não tem outro jeito.

Ator de teatro a mais de 30 anos, Marcus Marchiori declara: "Teatro não é só intuição e talento natural. Um ator para ser bom tem que saber algumas técnicas, tem que ter estudo". Seja qual for o talento do indivíduo, se não estudar nem levar a profissão a sério, acaba sendo só mais um rostinho bonito ou “cantor de uma música só” que cai no ostracismo com a mesma rapidez com que atingiu o estrelato.

É comum vermos meninas de 15, 16 anos dizendo que querem ser atrizes iludidas com o brilho e o charme da profissão.O que essas meninas não sabem é que atuar não é simplesmente decorar um texto e dizê-lo diante as câmeras. Ser ator é algo que vai além e exige trabalho físico, emocional e intelectual. È preciso muito estudo para o talento virar sucesso de audiência.

A beleza da juventude passa e só permanecem na TV aqueles atores e atrizes que se esmeram para ser sempre mais. Para garantir o que conquistaram hoje, Tony Ramos e Suzana Vieira tiveram muito trabalho e não se deixaram seduzir pelo sucesso. As celebridades instantâneas comuns na sociedade contemporânea acabam engrossando a lista dos indivíduos frustrados.

O fato de os atores não terem que seguir o ensino tradicional, não os demite da obrigação de ter um mínimo de instrução e cultura, pois só assim se chega ao estrelato. É preciso estar sempre atento ao que acontece, ler bastante, assistir a muitos filmes de estilos e épocas variadas, enriquecer a bagagem cultural para que faça o seu serviço da melhor maneira.

Afinal, qual é a função do ator? Interpretar vidas distintas das suas, personagens com características opostas ou mesmo inadmissíveis para eles, se transportar para uma outra cidade, país ou época da maneira mais verossímil possível a fim de fazer com que o telespectador mergulhe com ele nesse universo e esqueça do que acontece na vida real.

Por mais que a pessoa tente fugir do estudo, por mais que diga que odeia cultura, ela não tem como fugir. Para tudo nessa vida é preciso aprender algo, saber algo porque é essa troca de saberes que faz o mundo girar. Até para ser político e roubar do povo é preciso ter sapiência e esperteza para não acabar desmascarado nas páginas dos jornais.