12 de ago. de 2009

Algumas palavrinhas sobre o amor

É interessante como as pessoas passam a vida procurando um amor. Mesmo aquelas que são veementes ao afirmar o contrário estão sempre à procura do par perfeito. Aquela pessoa que vai aparecer de repente e livrá-las de todo o mal do mundo, como se não soubessem que o segredo está mesmo dentro da gente.

As mulheres são as maiores vítimas. Viciadas em seriados e comédias românticas norte-americanas elas passam todas as cenas se imaginando no lugar daquela mocinha (que pode ser feia e desengonçada ou com uma agenda de trabalho superlotada) que encontra o grande amor da sua vida numa lavanderia, no meio da rua ou numa livraria qualquer...

E entre um sonho e outro encontram um rapaz comum, com uma vida comum e com pretensões comuns e vão descartando-os um a um. “Ele era muito machista”. “Ele não liga para mim”. “Ele não gosta das mesmas coisas do que eu” e por aí vai... Sem se darem conta elas vão desperdiçando a chance de serem felizes simplesmente porque fixam um modelo inatingível como o “ideal” e aí a desilusão é certa.

Meninas, a vida real é feita de emoções. Ele nem sempre é lindo o suficiente, inteligente o suficiente ou bom de cama o suficiente. Ou é. Mas isso não é todo dia, nem toda hora. Assim como você, ele acorda com mau-hálito, ele escorrega na escolha da roupa e fala besteiras. Ele não é romântico todo o tempo. E você também não é. Mas o amor está longe de ser o paraíso na Terra.

Um amor de verdade envolve diferenças, TPM, falta de dinheiro, desemprego, famílias interferindo, discussões. O que diferencia as histórias é a forma como elas são vividas. Se você põe leveza e discernimento, o sucesso é garantido. Mas nem sempre isso é fácil. Vez ou outra um pesa a mão na crítica e um motivo imbecil pode levar a uma discussão interminável. E para quê isso? Para ela poder ligar para as amigas e contar o quanto ele mau e ele justificar o porre que está louco para tomar.

Bobagem!

Amor tem que ser suave. Tem que dar mais prazer (em todos os sentidos) do que dor de cabeça. Tem que dar saudade, tem que ter vontade de tê-lo por perto o tempo todo e quando ele está perto tem que querer mais. Tem que dar vontade engoli-lo para ser bom.

Amor é mais do que um desejo louco, uma irresistível atração fatal. É isso também. Para amar você tem que ser capaz de fazer loucuras pelo seu amor, sim! Tem que sentir frio na barriga a cada encontro, mesmo depois de anos de namoro. Tem que surpreendê-lo, tem que surpreender a si mesma, tem que manter aceso o fogo do desejo, tem que ter tesão.

Amor de verdade tem que ter cumplicidade, tem que ter respeito, tem que ter carinho, tem que ter ombro amigo. Ele tem que ser a primeira pessoa que você pensa quando algo bom acontece e a única que você quer ter por perto quando o mundo parece cinza demais. Ele tem que ser o seu arco-íris, a sua montanha-russa, a sua gargalhada mais gostosa...

Amor de verdade tem que perder a censura, tem que ter entrega total, tem que ter individualidade, planos em comum...

Amor de verdade tem que ter confidências de madrugada, noites a fio contando casos, conversas filosóficas sobre o futuro da humanidade, divisão de sonhos, projetos de uma vida a dois, passeio refrescante no parque.

Quando se ama de verdade um não deixa o outro se entregar a nada que seja destrutivo. Um sacode o outro mesmo sob forte resistência porque amar é lutar pelo outro, é querer o bem, é saber reconhecer momentos de fraqueza sem julgar ou condenar.

Quando se ama de verdade o pior momento da vida passa a ter algum sentido e nada é capaz de nos derrotar de verdade. O simples estar junto se transforma num grande acontecimento e a partilha de todos os momentos é a grande alegria da vida.

O verdadeiro amor é mais do que se pode sonhar, mais do que diz o cinema ou a TV. O verdadeiro amor é estar junto mesmo quando está longe e querer que o longe nunca mais exista. O verdadeiro amor é não ter vergonha de expor suas fraquezas, de deixar à mostra o seu “lado B” e entender que coisas ruins são tão importantes quanto as boas para nos fazer crescer, amadurecer.

O amor de verdade inclui no pacote da vida doses extra de felicidade, de gargalhadas espontâneas, de lágrimas de alegria. Por isso, meninas, abram-se ao amor, exijam menos de si mesma e de seus parceiros. Olhem para o lado e respeitem a pessoa incrível que têm do lado, vivam, surpreendam, admirem, elogiem. Deixem a escuridão, as sombras, as críticas para o resto do mundo! Amar é bom, é saudável e é um dos pilares que garantem o sucesso em nossa vida!

Quer um conselho? Ame e deixe-se amar! Vivendo um amor de verdade, daqueles com "A" maiúsculo, o desemprego, as contas para pagar, os quilos a mais, tudo fica muito, muito, muito mais simples.

Um bom amor a todos...